Quais os Benefícios do Pilates?

Prática muito procurada para fins estéticos e promoção da saúde, o Pilates nos proporciona diversos benefícios para o corpo e mente.

O treinamento de Pilates traz muitos benefícios ao corpo, especialmente para pessoas com problemas crônicos de saúde, respiração, estresse e concentração. Seu criador sofria de raquitismo, febre reumática e asma quando criança, e esta situação foi o que o motivou a desenvolver tal treinamento. Joseph H Pilates, dedicou-se a criação do programa de recuperação ao perceber excelentes resultados conquistados por ele mesmo.

Pilates se tornou um excelente mergulhador, lutador de boxe e praticante de ginástica olímpica.

Seus primeiros treinadores foram soldados feridos da primeira guerra mundial. Nesta época, Pilates os auxiliava na recuperação de sua saúde física prejudicada por ferimentos causados durante as batalhas de campo. Como ainda não havia desenvolvido os aparelhos específicos do treinamento, ele utilizava as molas e as barras das camas de hospital disponíveis.

Os soldados relataram que se sentiam muito melhor dispostos, e com o aumento da imunidade corporal, evitaram muitas doenças como a gripe.

Benefícios do Pilates

O Pilates possui muito benefícios, entre eles selecionamos alguns dos mais importantes para a saúde do corpo:

  • Concentração: A necessidade de se manter equilibrado durante a prática dos exercícios proporciona um aumento significativo da concentração, que é favorecida de acordo com o avanço do treinamento.
  • Respiração: Para se manter equilibrado é preciso desenvolver a respiração. Este exercício fortalece a musculatura do pulmão e elimina muitos tipos de doenças respiratórias.
  • Força: Os exercícios desenvolvidos por Joseph Pilates promove a criação de novos músculos no corpo, e o fortalecimento dos mesmos.
  • Imunidade: A imunidade se dá através do favorecimento da circulação sanguínea. Quando o sangue circula pelo corpo com mais facilidade, fornece ao organismo os nutrientes necessários para se manterem sempre saudáveis.
  • Equilíbrio: O equilíbrio entre a mente e o corpo acontece quando nos reconhecemos internamente, e desenvolvemos o equilíbrio entre a mente e o corpo.

Outros benefícios vêm sendo percebidos com o passar dos anos. As pessoas que praticam o Pilates demonstram que o treinamento realmente é satisfatório na intenção de alcançar seus objetivos. A estética e o vigor físico também são fatores de contentamento entre os praticantes do treinamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *