O que é e o que faz um Massoterapeuta?

O profissional massoterapeuta é aquele que estuda várias técnicas de massagem, possui conhecimento sobre anatomia, fisiologia, sistema linfático, técnicas orientais e ocidentais de massagem e, participou ativamente de um curso de especialização com duração de mil e duzentas horas reconhecido pelo MEC.

Entre as técnicas que o massoterapeuta aprendeu neste curso estão:

  • Massagem clássica
  • Massagem relaxante
  • Quick Massage
  • Drenagem linfática facial e corporal
  • Reflexologia podal
  • Aromaterapia
  • Cromoterapia
  • Shiatsu
  • Do-in
  • Tuiná
  • Auriculoterapia
  • Outras

O massoterapeuta faz analises

O profissional em massoterapia atua a partir de seu conhecimento sobre massagem e anatomia do corpo. Ele é capaz de avaliar e criar o tipo de tratamento terapêutico mais indicado para cada pessoa através de uma análise.

O cliente necessita do tipo de massagem específica para o seu problema, e só um massoterapeuta pode indicar a terapia adequada.

Para tratar edemas, dores musculares, TPM, ou até mesmo enxaqueca, os tipos de técnicas indicadas são totalmente diferentes.

Massoterapeutas aplicam massagem em cliente grávidas

Não são todos os profissionais em massagem que podem aplicar a técnica em mulheres grávidas. Isto por que, um cliente em tais condições, apresenta riscos que somente um profissional experiente da anatomia e fisiologia humana, é capaz de reconhecer e tratar. Dependendo do tipo de técnica a ser aplicada, até mesmo o feto pode ser massageado.

O massoterapeuta também poderá tratar a cliente depois do nascimento do bebê, para eliminar edemas comuns do pós-parto.

A cromoterapia também é aplicada pelo massoterapeuta

O profissional em massoterapia é capaz de criar um ambiente calmo e relaxante a partir da escolha das cores do ambiente, bem como, pode aplicar a técnica para solucionar problemas e de estresse, falta de sono, depressão, ansiedade, medo, prevenção de doenças, entre outros transtornos existentes.

A cromoterapia é uma das artes milenares que faz parte do conhecimento deste profissional. Uma vez aplicada em conjunto com uma técnica de massagem, favorece o bem estar do cliente de maneira mais completa e satisfatória.

Aromaterapia em clínicas e spas

Não é incomum chegarmos a um espaço de descanso e relaxamento como um spa, e sentirmos um cheiro agradável no ar. Este aroma é intencional e possui o objetivo de nos manter confortáveis. O ambiente aconchegante é proporcionado pelas cores, pela arrumação dos objetos e também pelo aroma que o espaço mantém. As velas aromáticas e os óleos essenciais podem ser os responsáveis por exalar tais perfumes. Mas eles não são escolhidos aleatoriamente, cada um desses aromas possui os componentes específicos que deverão causar as sensações que o profissional pretende.

A aromaterapia pode servir até mesmo para auxiliar no tratamento de algumas enfermidades como medo, depressão, problemas pra dormir, pesadelos, baixa disposição, ansiedade, dificuldade de concentração, entre outros.

Técnicas orientais

Além de todos estes conhecimentos terapêuticos, o massoterapeuta também realiza massagens complexas nos pés e orelhas, que são conhecidas como reflexologia podal e auriculoterapia. Estas técnicas orientais funcionam com pontos de pressão e podem solucionar diversos problemas de saúde e transtornos emocionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *